RENOVAÇÃO DE CARTEIRA

Renovação de CNH

Ficou mais fácil renovar sua carteira de habilitação. Agora o DETRAN-PA envia para sua residência o boleto de renovação de acordo com a data de vencimento de sua CNH. Este serviço atinge apenas os moradores da RMB Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara), que sejam condutores em que a 1ª habilitação foi expedida depois de 1998.

O boleto de renovação poderá ser pago em qualquer banco e após a compensação, residentes da RMB poderão ligar para o Call Center da Clínica 3084-6555 (de 2ª a 6ª feira, de 8 às 17h) para marcar o exame médico. Residentes nos demais municípios, deverão procurar o município mais próximo para realizar exame médico.

Se, por algum motivo, você não recebeu o boleto via correios ou caso o seu boleto tenha sido extraviado, você não precisa ir ao DETRAN para emitir novo boleto. Basta emitir boleto de renovação de CNH via Internet. No entanto para utilizar este serviço, o cadastro de sua habilitação deve estar de acordo com os itens abaixo:


Sua carteira de habilitação deve ser do Pará.
NÃO pode ter 20 pontos ou mais.
Seu nome deve estar correto.
Você deve ter sido habilitado depois de 22/01/1998, ou caso tenha sido habilitado antes dessa data, de acordo com as Resoluções 168/04 e 169/05 deverá primerio habilitar-se nos Cursos de Direção Defensiva e Primeiros Socorros na Auto Escola VISÃO.
Caso o cadastro da sua habilitação não se enquadre nas especificações acima, procure o Detran- sede (rodovia Augusto Montenegro), ou um dos pólos regionais do Detran (Castanhal, Santarém, Marabá, Capanema, Tucuruí, Redenção, Altamira, Abaetetuba, Paragominas, Parauapebas, Xinguara e Itaituba), levando os seguintes documentos:

  • Carteira de identificação oficial com foto (identidade, passaporte, carteira de trabalho ou certificado de reservista). (Original e duas cópias)
  • CPF (Original e uma cópia)
  • Habilitação ou boletim de ocorrência no caso de ter sido extraviada.(Original e duas cópias).
    Realize o pagamento da taxa do serviço sua foto será digitalizada gratuitamente. Em seguida, você poderá fazer o exame médico e receberá a carteira de habilitação na sua residência, via Correios.

Obs: Caso a CNH seja de outra jurisdição, será necessário a realização do serviço de transferência de jurisdição do prontuário para este estado.